Translate

24 de janeiro de 2017

Os sete mergulhos de Naamã


Naamã era um homem muito importante, era chefe do exercito do rei da Síria, homem acostumado com muitas conquistas e vitórias, mas tinha algo que lhe fazia infeliz, ele era leproso, em baixo daquele uniforme tão bonito existia algo terrível, existia a lepra, uma doença que era temida, e os que tinham essa doença eram discriminados pela sociedade. O Fato está registrado no livro de 2 Reis 5:1-19.

Vamos falar de 3 fatos importantes sobre a lepra natural, doença que pode ser comparada com a lepra espiritual (pecado)

1 - Perda da sensibilidade; fica insensível ao calor e a dor. Levando para o lado espiritual, a pessoa não é mais sensível a voz do Espírito Santo, não sente mais o calor que a presença de Deus trás, não sente mais a dor ao lembrar do sacrifício expiatório de Cristo na cruz.

2 - Manchas na pele. Levando para o lado espiritual o pecado trás manchas na alma e no espírito, mancha as vestes espirituais, cuide das suas vestes espirituais, pois satanás quer fazer de tudo para mancha-las, ele se levantou contra o sumo sacerdote Josué quando estava com vestes sujas diante do altar, mais não prevaleceu, se levante em nome de Jesus e rejeite o pecado que tão de perto te rodeia, envergonhe as trevas em nome de Jesus.

3 - Deformidade, perda de alguns membros. Levando para o lado espiritual a pessoa começa a perder a visão espiritual, o que antes era errado agora não é mais, usa sempre a frase: "Não é bem assim", não deixe que o pecado domine o teu ser ao ponto de perderes os sentidos, de perderes a visão e não discernir que o caminho que o diabo lhe oferece é um caminho de morte.

Existe várias características dessa doença, mais falamos só desses três pontos para que possamos ficar alertas as astutas ciladas do diabo.

Voltando a falar de Naamã, ele foi procurar Eliseu, após ter sido indicado pela menina que trabalhava em sua casa, Naamã se decepciona pois esperava, honrarias, bajulações da parte de Eliseu, que não lhe atendeu pessoalmente mais lhe deu um palavra, que era pra que ele mergulhasse no Rio Jordão sete vezes.

Com a graça poderosa do Espírito Santo, vamos analisar os 7 mergulhos de Naamã, pois em cada mergulho Deus estava tratando com ele, era necessário que ficasse submergidos, que fosse sepultado naquelas águas do Jordão algo que estava impedindo a felicidade de Naamã.

                                              Os sete mergulhos

1 - No primeiro mergulho estava sendo sepultado o orgulho de Naamã.
2 - No segundo mergulho estava sendo sepultado a vaidade de Naamã, pois ele era muito vaidoso.
3 - No terceiro mergulho estava sendo sepultado a soberbia, pois ele era um homem soberbo.
4 - No quarto mergulho estava sendo sepultado a incredulidade de Naamã.
5 - No quinto mergulho estava sendo sepultado o eu de Naamã, pois ele se achava muito importante.
6 - No sexto mergulho estava sendo sepultado a vida de aparências que Naamã tinha.
7 - No sétimo mergulho estava sendo sepultado a lepra. A lepra física era a ultima coisa que tinha que ser tratada na vida de Naamã pois a sua maior doença era a espiritual, ele precisava ter um encontro com Deus.

Quantos hoje estão leprosos dentro das igrejas, são orgulhosos, vaidosos, soberbos, incrédulos, não deixou morrer o seu eu, vivem uma vida de aparências, são leprosos espiritualmente, e ainda acham que servem a Deus, precisam nascer de novo, precisam mergulhar na palavra de Deus e aceitar a ordem do Senhor e se lavar e se purificar, porque se não se arrependerem, e se humilharem e abandonarem a vida de pecado, morrerão leprosos.

                                       Sete pontos após o mergulho

1 - Um coração grato, voltou para agradecer (Vs 15).
2 - Se humilhou, reconheceu o poder do Senhor (Vs 15).
3 - Exaltou a Deus (Vs 15).
4 - Quis adorar só a Deus (Vs 17).
5 - Queria uma vida com Deus.
6 - Não queria desagradar a Deus (Vs 18).
7 - Recebeu a paz que só Cristo pode dá (Vs 19).

Observe que Eliseu só o recebeu depois que ele se submeteu a palavra de Deus e obedeceu, O Senhor só nos recebe como filhos quando nos submetemos a sua palavra e abandonamos a vida de pecado. Primeiro Eliseu lhe mostrou o caminho da vitória que é pela obediência a palavra de Deus, quando Naamã entrou por esse caminho, recebeu a cura física e espiritual, e recebeu a paz, que tantos buscam, mais que só é possível encontrar quando estamos andando em obediência a palavra de Deus. Deixe que o Espírito de Deus limpe todo o teu ser.

Que Deus em Cristo nos abençoe.


Cristina M Silvano/cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us