Translate

11 de setembro de 2015

As vestes dos sacerdotes



Em Êxodo 28, fala sobre as vestes dos sacerdotes: Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal. 
Tudo relacionado ao tabernáculo, e as vestes sacerdotais tem uma simbologia, nada é por acaso, iremos analisar, com a ajuda indispensável do Espírito Santo, as vestes dos sacerdotes.
No versículo acima Deus descreve item por item, das vestes dos sacerdotes, e deixa bem claro que essas vestes são santas, (separadas) para que Arão e seus filhos exercessem a função sacerdotal. 

O éfode


Éfode de modo geral, era um manto ou xaile, mas que para o Sumo Sacerdote de Israel era um artigo de vestuário exterior particular, no estilo de uma túnica ou avental. (Wikipédia, a enciclopédia livre). 

O éfode era feito de ouro, de pano azul, de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra de esmeralda, com duas obreiras que se uniam as suas duas pontas (Êx 28:6,7).

O Ouro simboliza a glória de Deus sobre o seu povo, que viria do céu (simbolizando o azul, azul simboliza uma ação direta do céu) , a purpura ou roxo, é formado das misturas do azul com o vermelho, junto com o carmim simbolizam o sangue de Jesus que desceu do céu para nos redimir de todos os pecados, essa parte o vestuário era posta por cima das outras vestes, é o sangue de Jesus que nos cobre e nos livra de todo o mal. O linho fino torcido era superior aos outros linhos, era de melhor qualidade, simbolizando a Cristo o filho de Deus, Deus deu o melhor que ele tinha para nos garantir a vida eterna. Obra de esmeralda, esmeralda, é uma pedra de cor verde clara e verde escura, sem nenhuma outra mistura.

A cor verde na simbologia bíblica significa fartura, bonança, suprimento, prosperidade (Gn 1:30; 9:3 ; Sl. 23:2; 52:8.)
Isso nos mostra que se não nos misturarmos com as coisas do mundo, não nos contaminarmos com o pecado, mantermos a nossa vida em comunhão, e santificação, desfrutaremos do melhor de Deus, ele nos fará prosperar, financeiramente, espiritualmente, fisicamente se guardamos a sua palavra sem mistura. 
As duas ombreiras que se uniam as suas duas pontas (dois na numerologia bíblica simboliza confirmação, testemunho) simbolizam o antigo e o novo testamento, a lei e a graça que se unem e concordam plenamente um com o outro, em relação ao messias, o antigo testamento apontou para Cristo e o novo mostra Cristo para toda a humanidade, o novo trás o cumprimento da promessa.
Tinham duas pedras de Sardônica ou Ônix, em cada ombreira, com o nome dos 12 filhos de Israel, 6 de um lado, e 6 do outro.  Sardônica É uma pedra preciosa, uma espécie de mármore com camadas policrômicas (coloridas). O ônix é uma pedra de várias cores. Uma cor muito comum de se encontrar é o ônix de cor preta.
Nos mostra com isso as diversificações da palavra, que age em nossas vidas, somos alcançados todos os dias com uma palavra de cura, uma palavra de libertação, de livramento e etc..
Na numerologia bíblica, 12 simboliza plenitude, e 6 é o numero do homem, nos mostra que plenamente o homem pode ser cheio da palavra da glória de Deus.

O cinturão


E o cinto de obra esmerada do éfode, que estará sobre ele, formando com ele uma só peça, será de obra semelhante de ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido.(Êx. 28:8)

Cinto é um adorno que serve para sustentar, na época do antigo e novo testamento o cinto era vestido somente por quem tinha autoridade.
O cinto era feito do mesmo tecido, formando assim uma só peça, significando que Cristo e sua palavra é que nos sustenta, e nos faz ser um só com ele.

O peitoral 


Era usado por cima do éfode, era quadrado, feito de material formosamente tecido. Na frente do peitoral foram firmadas as doze pedras preciosas em quatro filas de três. Em cada uma destas pedras foi gravado o nome de uma das tribos de Israel (leia o estudo 
Pedras preciosas e seu significado a luz da bíblia).Era chamado de peitoral do juízo, porque ali ficava o Urim e Tumim, através das quais o julgamento de Deus poderia ser manifesto.

O Urim e o Turim, que provavelmente eram duas pedras (não podemos afirmar) , eram usados para consultar a Deus, como uma especie de lançar sorte (sim e não). Urim significa: Luzes e tumim significa: Perfeições, podemos então dizer que através da luz da palavra de Deus, é que vem a resposta perfeita para tudo o que precisamos.


O peitoral era ligado ao éfode, por 4 anéis  de ouro em cada extremidade, eram ligados com uma tira azul aos 2 anéis do éfode. Na numerologia bíblica 4 significa: Uma operação de Deus que abrange os quatro cantos da terra, e o numero 2 confirmação. Isto significa que Deus através da sua palavra gloriosa alcançará toda a terra.


O Manto do Éfode' (28:31-35, 39:22-26) 


O manto do éfode era um vestido azul sem manga, tecido sem qualquer costura, que ficava embaixo do éfode, estendendo-se um pouco a mais que o éfode no comprimento.(a cor azul simboliza uma ação direta do céu) Nas bordas havia romãs nas cores azul, púrpura, e carmim, e campainhas de ouro no meio delas. Tinha uma campainha de ouro e uma romã, outra campainha de ouro e outra romã. Tanto as  romãs como os sinos simbolizavam a palavra de Deus. Uma palavra de prosperidade, e uma palavra de  misericórdia, pois a romã era simbolo de frutificação e fertilidade devido as suas muitas sementes, e os sinos ao tinir faziam o povo saber que o sumo sacerdote estava vivo, intercedendo pelo povo.

Havia também a túnica branca que era mais comprida que o manto do éfode (branco simboliza santidade e pureza) nos faz entender ligando com o significado da cor azul do manto do éfode, que sem santidade não entraremos nas mansões celestiais.

A Mitra ou Coroa (Ex. 28:36-38, 39:30,31)


A mitra uma especie de turbante, que era posta na cabeça do sumo sacerdote e tinha uma placa de ouro puro (ouro simboliza glória) na frente, e estava escrito: SANTIDADE AO SENHOR. Tinha um cordão azul (ação direta do céu) que prendia a mitra. Temos que ter a nossa mente renovada pela glória de Deus, ter nossa mente santificada, com pensamentos dos céus e não das coisas da terra, como diz em Colossense 3:1. Temos que nos santificar todos os dias, nos separarmos da coisas que desagradam a Deus, e não deixar que a nossa mente (campo de batalha espiritual) se contamine com as sugestões de satanás. Jesus está voltando e sem santidade ninguém verá a Deus.


Cristina Silvano/cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us