Translate

10 de outubro de 2014

A shekinah de Deus, na porta da tenda

Shekinah é uma palavra hebraica que significa a presença de Deus. É a glória de Deus, é a Sua constante presença conosco cobrindo a nossa vida em todos os momentos e nos livrando de todo mal, nos dando uma vida de conquistas, vendo as maravilhas de Deus, todos os dias enquanto estivermos escondidos na sua tenda que é o nosso esconderijo.


Tanto no antigo e no novo testamento Deus manifestou a sua shekinah de várias maneiras. Mais neste estudo quero me prender ao livro de Êxodo 33:7-10; Esse texto nos fala da glória de Deus que era manifesta a porta da tenda. Vejamos:

E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.

E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.

Na simbologia bíblica tenda também simboliza Cristo, a coluna de nuvem simboliza a shekinah de Deus, a sua presença no meio do seu povo.


Quando Moisés entrava na tenda a coluna de nuvem parava a porta da tenda, e o Senhor falava com Moisés lhe dando direção e lhe revelando o seu querer a sua vontade.


Observe que era na porta da tenda que a glória de Deus era manifesta, e cada um da porta da sua tenda, esperava Moisés entrar na tenda observando-o pelas costas. Isto tem um significado importantissimo para nós. Veja o que significa:



Isto significa que se não estivermos em Cristo que é a nossa tenda, que é a porta que no conduz a salvação, não teremos a presença de Deus em nossas vidas. Se não estivermos em Cristo não veremos a glória de Deus. Deus só revela a sua vontade por meio de Cristo, fora de Cristo não há vida.


Muitos querem ver a glória de Deus e não querem obedecer a Cristo, vivem uma vida a seu bel prazer, buscando somente as coisas da terra. Deus só vai revelar a sua glória, por fim na situação que estás vivendo, quando Cristo Jesus for a porta de entrada na tua vida, quando estiveres guardando e praticando a sua palavra.


Vejamos o significado de quando Moisés estava entrando na tenda e o povo observava as suas costas; costas revela o que está pra trás, para trás ficaria a lei, e que na frente, dentro da tenda estaria a graça (favor imerecido), dentro da tenda estaríamos seguros para todo o sempre, pois agora estaríamos em Cristo.


Moisés pediu para ver a glória de Deus; Vejamos:

Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá. (Êxodo 33:18-23).

Deus permitiu a Moisés vê-lo pelas costas, Moisés contemplou a bondade e a misericordia de Deus, na dispensação da lei, alei ficaria pra trás, pois se encerraria em Cristo. Quando Deus pôs Moisés sobre a penha (rocha) tipificava a dispensação da graça, que estando na fenda que é Cristo, a nossa rocha, a pedra angular de esquina, nosso entendimento seria aberto para vermos a glória de Deus. Moisés viu a glória de Deus na lei, e nós vemos a glória de Deus na graça através de Cristo Jesus.

Jesus é a glória de Deus revelada em nós, a nossa tenda, o nosso tabernáculo, hoje temos a sua presença constante, temos o seu Santo Espírito que habita em nós, temos visto sua shekinah, em nossas vidas. A nossa casa está edificada sobre a rocha, que é Cristo e na sua palavra que nos dá poder sobre satanás e toda força das trevas.
Que Deus em Cristo Jesus nos abençoe, pois em Cristo somos mais que vencedores.

Cristina Silvano/cris-silvano@hotmail.com

Jesus está voltando! Ele te ama e te chama vem!

Image Hosted by ImageShack.us